Conheça o piercing hélix, joias adequadas, tempo de cicatrização e mais
O piercing de hélix, popularmente conhecido como furo na cartilagem ou aba da orelha, foi o primeiro furo de piercing de orelha a se popularizar (ou seja, sem considerar o lóbulo, onde em diversos lugares são perfurados em bebês do sexo feminino logo após o nascimento ou durante a infância).
No início, as perfurações do piercing de hélix eram feitas diretamente em farmácias, usando a conhecida pistola de brinco. Em alguns locais ainda ocorre a perfuração dessa forma, porém de forma alguma é recomendada: o uso de brinco comum na perfuração do piercing hélix facilita a junção de microorganismos e sujeira por conta do uso da tarraxa. Devido ao trauma da perfuração com a própria joia, a qual não tem uma ponta devidamente afiada para realizar o furo, também pode levar a dores mais intensas na cartilagem, durante os próximos dias ou semanas.
Com a evolução da perfuração, atualmente existem duas formas corretas de realizar a perfuração do piercing hélix: catéter ou agulha americana. Enquanto o catéter é descartável, a agulha americana passa por esterilização em autoclave a cada uso. As duas formas são seguras, no entanto deve-se atentar ao fio de corte da agulha reutilizável.
Independente da ferramenta utilizada, o piercing de hélix deve ser realizado em linha reta, isto é, atravessando diretamente o outro lado da orelha.
Caso a cicatrização ocorra sem nenhum inconveniente, o tempo de cicatrização do piercing de hélix é de 2 a 4 meses.
Referente a dor, um dos maiores questionamentos antes da perfuração, esse é o local de cartilagem menos doloroso para se perfurar, ideal para a primeira perfuração de piercing.
Existem dois tipos de joia para o piercing hélix, conforme pode se verificar a seguir:
Argolas para Piercing de Helix
No caso da utilização de argolas para perfuração do hélix, sempre dê preferência aos piercings cujos materiais sejam titânio, aço cirúrgico ou ouro 18k. As argolas devem de início ter 8mm de diâmetro, podendo ou não serem atualizadas pelo tamanho de 6mm após a cicatrização. Para perfuração, a medida de 1.2mm é altamente recomendada, pois é a medida padrão internacional para joias desse local.
Modelos retos de Piercing de Hélix
Um dos modelos mais utilizados no momento da perfuração do hélix é o modelo reto. Temos duas opções de piercings: labret (é rosqueado pela frente, e atrás possui uma chapinha metálica fixa) ou microbell (ou seja, quando possui fecho de bolinha de rosca atrás). Independente do modelo, no momento da perfuração do piercing hélix deve ser utilizada uma joia de 8mm. Esta medida é essencial para uma boa cicatrização, garantindo que o piercing hélix não fique apertado na orelha no período de cicatrização, no qual a perfuração costuma inchar. Após cicatrizado, o tamanho pode ser atualizado para a medida de 6mm, ficando sem haste sobrando na orelha (afinal, a haste maior do que o tamanho do furo pode acarretar em desconforto ao dormir ou facilidade em enroscar cabelo ao redor da haste).
Cuidados com a Pefuração no Hélix
Lado Ideal para Perfuração
Apesar de não existir regra para o lado escolhido, você deve se lembrar um fator muito importante na hora de perfurar o hélix: o lado que você dorme sempre vai demorar mais para cicatrizar, por conta do atrito e pressão do piercing contra o travesseiro. Por outro lado, caso esse seja o lado escolhido para realizar a perfuração, uma boa dica é utilizar a almofada de pescoço, aquelas utilizadas em viagem. Você encaixa a orelha na parte central da almofada, que é vazada. Desta forma você obtém conforto ao dormir e não prejudica a cicatrização do seu novo piercing hélix.
Furar o Hélix é Perigoso?
Assim como qualquer outra perfuração de piercing, possui riscos, porém são mínimos. Você pode reduzir drasticamente estes riscos com a utilização de joias de materiais adequados (como titânio, aço e ouro 18k), perfurar em local de confiança, higienização correta (frequentemente utilizando sabonete anti-séptico e soro fisiológico), evitar alimentos gordurosos (como carne de porco e chocolate) e evitar atritos, como o uso de capacetes.
Por que meu Piercing no Hélix não cicatriza?
As principais causas da demora exacerbada na cicatrização do piercing de hélix são joias incorretas (neste caso dê preferência sempre ao titânio pela alta biocompatibilidade), perfuração em local inapropriado (furo na diagonal, ao invés de linha reta), higienização inadequada (pouca higienização ou deixar de utilizar o soro fisiológico).
Queloide ou Granuloma no Hélix
Caso você esteja com este problema, é recomendada a utilização nesse meio tempo de um disco de cicatrização em silicone, chamado de nopull. Este disco exerce uma pequena pressão sobre o furo, ajudando a reduzir o inchaço e evitando o contato direto com a bolinha do piercing hélix. Esse disco pode ser adquirido diretamente na loja especializada Eu Curto Acessórios®.
Coceira no Piercing Hélix
Durante alguma parte do período de cicatrização, pode ocorrer do piercing coçar. Se trata de uma resposta natural do corpo ao processo de cicatrização. Isso significa que as células inflamatórias foram reduzidas, significa você está próximo da tão sonhada cicatrização. Não coce, e em breve tenha seu furo no hélix 100% cicatrizado.